Pastoral da Acolhiada

A Pastoral da Acolhida é uma Pastoral que recebe o cristão para as celebrações na Igreja.

O objetivo da Pastoral é receber bem o fiel.

A missão de um agente de pastoral promove um serviço dentro das paróquias e das comunidades eclesiais, sendo assim o agente de pastoral, precisa obter uma boa acolhida quando o fiel chegar para assistir as celebrações e procurar informações de eventos que a paróquia promove, mas com a freqüência para assistir os eventos dentro ou fora da paróquia.

São Paulo aos Romanos nos explica que devemos acolher uns aos outro como Cristo nos acolheu, para a glória de Deus (cf. Rm 15,7). Onde podemos então destacar o que nos permite é a evangelização da Pastoral da Acolhida. No entanto, temos aqui alguns elementos que devemos apresentar nesse ponto como que devemos fazer uma boa acolhida:

Receber bem

Receber bem, aquele que adentraram na Igreja.
Recepção criativa de quem chega na comunidade nas pastorais e no movimentos.
A atitude de acolhida requer alguns critérios. Não é só questão de se ficar a porta da Igreja entregando um folheto, dando um sorrisinho e repetindo algumas frases de efeito (ou sem efeito), porque a pastoral.
A atitude de acolhimento evangélico requer uma, sensibilidade e acima de tudo, disponibilidade em atender de forma criativa a pessoa. Esse gesto é elevado à categoria de pastoral. Já imaginaram o que isso significa? Recebemos melhor as pessoas quando o nosso corpo começa a falar dialogar e a se expressar com elas. Aqui começa a aparecer uma multidão de fatos, de acolhimentos que vai impressionando e cativando.

Acompanhar a vida das pessoas
Ouvir as pessoas
Aconselhar o fiel

A Pastoral da Acolhida promove o acolhimento dos fiéis nas celebrações Eucarísticas, nas paróquias e principalmente nas comunidades eclesiais.