Pastoral da Caridade

Serviço da caridade consagrados pela imposição das mãos que procede os apóstolos, e vinculados mais intimamente ao serviço do altar, vocês exercerão o serviço da caridade. O Senhor lhes deu o exemplo para que, assim como Ele fez, vocês façam também na condição de diáconos, isto é, de ministros de Jesus Cristo, que se manifestou como o seu servidor, como servidor dos seus discípulos: cumpram generosamente a sua vontade, e na caridade sirvam com alegria tanto a Deus como aos irmãos.

A função pastoral da caridade é formar uma genuína comunidade cristã, como animadores e pastores do povo de Deus vocês devem ter a solicitude pastoral para com todos os seus membros, especialmente os mais pobres e fracos, como nos pede o documento conciliar sobre o Presbítero. O Documento de Aparecida na quinta conferência geral do episcopado Latino Americano nos lembra que

"o discípulo, à medida que conhece e ama ao seu senhor, experimenta a necessidade de compartilhar com outros a sua alegria de ser enviado, de ir ao mundo para anunciar Jesus Cristo, morto e ressuscitado, e tornar realidade o amor e o serviço na pessoa dos mais necessitados; em uma palavra: a construir o reino de Deus".