Pastoral Juventude

A Pastoral da juventude é ação organizada da Igreja para acompanhar os jovens a descobrir, seguir e se comprometer com Jesus Cristo e sua mensagem para que, transformados em homens novos, e integrados na fé e sua vida, se convertam em protagonistas da construção da Civilização do Amor. (Civilização do Amor, Tarefa e Esperança, CELAM, 1995).

Inspirado pelo texto de Lucas (4, 18-22)

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar o ano da graça do Senhor…”

A PJ tem como missão: Anunciar e testemunhar o Reino de Deus, movida pela proposta libertadora de Jesus Cristo e animada pelo Espírito Santo, buscando concretizar a “Civilização do Amor”.

A PJC prioriza o acompanhamento de iniciantes mas também trabalha com militantes. A PJC tem valor em si e não apenas como etapa e preparação de militantes para as pastorais específicas. A maior parte dos coordenadores da PJC são militantes. Alguns destes conseguem trabalhar numa pastoral com maioria de iniciantes. Estes têm um dom para este trabalho enquanto outros se afastam por não encontrarem mais ambiente para discutir seus desafios específicos. Daí a necessidade de uma pastoral de militantes ou pelo menos espaços específicos para os militantes.

O processo de iniciação não deve ser identificado apenas com a PJC. As pastorais específicas não são necessariamente pastorais de militantes, como se pensava no passado. Elas também precisam trabalhar seu processo de iniciação.