Pastoral Visitação

Viver o Cristianismo é colocar o dom a serviço de Deus e dos irmãos, é colocar o dom a serviço da evangelização. Por isso, na Igreja, existem diversos ministérios. Os Ministros da Visitação têm a missão de estabelecer laços com as pessoas que se encontram em uma região de toda a grande área paroquial. Sua primeira atividade é, como o próprio nome diz, visitar,ir ao encontro das pessoas. Mas, a partir das visitas, estabelecer laços, ouvir alegrias e tristezas, ver o que é preciso, encaminhar para os demais grupos e serviços da comunidade. Além disso, onde for preciso e dentro das normas que nosso Arcebispo vai indicar, poderão abençoar os locais visitados e as pessoas que lá estiverem.

Antes de tudo, o Ministério da Visitação é um gesto de solidariedade, imitando o exemplo do Filho de Deus durante toda a sua vida. Sua bondade e seu amor pela humanidade contagiaram a todos. Inspirado em Jesus, o Ministério está sempre em busca do bem integral de cada pessoa. A visitação sempre respeita os valores e louva a pessoa de Cristo. A fraternidade é essencial nessa missão. É preciso estar sempre disposto a fazer algo bom e útil, além de ajudar os visitados.

Quando é feita uma visita, leva-se em consideração o bem daquele indivíduo e o que os ministros têm a oferecer a ele. O homem é, por natureza, sociável e usa desta qualidade para promover o bem, refletindo a dinâmica de Cristo.

“Quando trabalhamos na mesma missão, principalmente se esta tem como finalidade o Reino de Deus, conjugando-se idéias, esforços e programas de vida, que acabem por semear uma amizade fecunda e prazerosa para todos que a compartilham e dela usufruem.”