Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor tem todo um olhar pastoral que procura articular o social com a fé. O saber social desvenda a realidade de vida da criança e do adolescente empobrecidos e ilumina a prática originada pelo compromisso da fé. A Pastoral do Menor, busca se articular com outros organismos ou movimentos pastorais.

Objetivos

Fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente a Pastoral do Menor, tendo pleno conhecimento da realidade desta população em situação de risco, marginalizada e excluída pelo sistema, tem por finalidade o desenvolvimento desta comunidade infanto-juvenil em conjunto com os agentes pastorais, numa visão comunitária sócio-transformadora, buscando a sensibilização, a conscientização e a participação da família e da sociedade, numa atitude de libertação, em vista da construção da cidadania. Partindo do pressuposto de que lugar de criança é na escola e não nos campos de trabalhos, muito menos abandonada nas ruas sendo aliciada por traficantes.

Finalidade

A Pastoral do Menor se propõe, à luz do Evangelho, estimular um processo que visa a sensibilização, a conscientização crítica, a organização e a mobilização da sociedade como um todo, na busca de resposta transformadora, global e integrada à situação da criança e do adolescente empobrecido, promovendo, nos projetos de atendimento direto a participação dos mesmos como protagonistas no processo histórico.