Santa Maria Madalena
Comunidade Santa Maria Madalena

No ano de 1995, foi fundada no bairro Vila Esperança na Rua Professor Severino a Comunidade Santa Maria Madalena. Por iniciativa de uma pessoa conhecida como Maria uma senhora de muita fé e preocupada com a evangelização do bairro onde mora. Foi apoiada por outras pessoas com igual ardor missionário, para tanto, começaram-se a fazer as visitas nas casas do bairro falando sobre a necessidade de uma melhor evangelização na comunidade. Rezavam-se terços tanto nas casas quanto nas diferentes ruas do bairro. Devido à grande aceitação dos moradores viu-se a necessidade de conseguir um local para as reuniões e celebrações. Mas como seria, se a comunidade não possui renda e provimentos? Com a confiança em Deus, Maria alugou uma garagem onde seriam feitas as reuniões e a celebração das missas para que a comunidade sempre se mantivesse reunida. O aluguel era pago através da coleta e doações feitas pelos moradores ao redor, no valor de um real e também pelos que frequentava a comunidade. Com um lugar estabelecido para se fazerem as reuniões e orações era necessário se pensar em fazer algo que ajudasse a fortalecer a comunidade como implantar a catequese, visando desde cedo o progresso cristão das crianças e dos que não tinham recebido ainda este sacramento e esta evangelização. A coordenadora de catequese da Matriz São Sebastião era Dona Maria Aparecida Rossi Lameu, e a primeira catequista da comunidade era dona Olga Felix. Junto com a catequese foi implantado na comunidade a pastoral da criança com a coordenação de Anete Corrêa, uma pessoa muito dedicada que ajudou muito para o crescimento da comunidade. Por iniciativa do padre Anchieta o Dizimo ofertado pelas pessoas que pertenciam o comunidade passou a ficar na comunidade, indo para a igreja somente o percentual referente a contribuição eclesial.com o passar do tempo houve a necessidade de implantar movimentos na comunidad, formou uma equipe de Dizimo, Catequista, Liturgia, Batismo e também a formação de ministros da palavra e da Sagrada Comunhão.no inicio os ministros só exerciam suas funções na paróquia, o ministro da palavra passou a exercer sua função na comunidade fazendo a celebração na comunidade, este fato aumentou muito a participação dos moradores nas celebrações.

A origem do nome da comunidade se deu a mais ou menos 50 anos havia na Rua Professor Severino uma casa de prostituição, local próximo onde foi fundada a comunidade, daí o nome da comunidade, pois Maria  Madalena foi prostituta, se converteu e foi uma fiel serva e discípula de Jesus. Nome este sugerido pelo padre Anchieta e aceito pela comunidade. Na comunidade é realizado Batismo, Primeira eucaristia das crianças e adultos, Casamento, Realização de missões em 2005, Realização da festa da padroeira da comunidade dia 22 de julho.

Primeira coordenadora: Maria Aparecida Rossi Lameu
Segunda coordenadora: Barbara Aparecida                                  Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Terceira coordenadora: Lucinéia de Castro
Coordenador atual: João Hermes do Nascimento